top of page

Relato Pessoal

Relato individual de cada membro sobre sua relação com as mídias (Rádio, TV Internet) a partir de uma das teorias da comunicação.

IMG_4819_edited.jpg

Olá, me chamo Amanda Amorim, estou cursando Rádio, TV e Internet na Universidade Cruzeiro do Sul. A comunicação sempre foi presente desde criança, sempre fui apaixonada por televisão, a internet é uma ferramenta importante na minha vida pois atrás dela pude aprender bastante sobre diversos assuntos, conversar nas redes sociais, esclarecer minhas dúvidas e ter conhecimento de muitas coisas.. 

Acredito que os meios de comunicação atuais são importantes para a sociedade, assim podemos trabalhar através da internet, estudar e fazer diversas coisas que só o mundo virtual disponibiliza... 

A Teoria da Persuasão está envolvida com todas as mídias, pois o indivíduo tende a se interessar por informações que estejam inseridas em seu contexto e com as quais ele esteja de acordo.

Amanda Amorim

20211110_001453.heic

Caio Xavier

Olá, eu sou o Caio Xavier, tenho 20 anos e estudo Rádio, TV e Internet. E por mais que eu esteja nessa área, ainda não tenho uma relação tão próxima assim com as Redes Sociais. Desde pequeno sempre fui ligado à tecnologia e até tive contas como Orkut, Facebook e etc... Mas nunca foi algo que me prendeu muito. Hoje, ainda não sou tão ligado às Redes, porém vejo que isso está mudando, e querendo ou não, estou me aproximando um pouco mais das Mídias Sociais, por conta dos estudos e também pelo trabalho. Instagram, Facebook (Meta), Twitter, entre outros, a maioria eu nunca cheguei a utilizar com tanta frequência. Ultimamente tenho visto que muita coisa está dependendo dessas Redes Sociais, e quando param de funcionar, pessoas e até mesmo empresas ficam perdidas por causa disso. Sou do tipo de pessoa que faz uso das Redes Sociais apenas quando há necessidade, ou para trabalho, ou para estudo, utilizo de forma livre apenas quando algo realmente me interessa ou me chama atenção, trazendo assim uma relação à Teoria da Persuasão, que defende a questão de que a mídia deve se adequar às particularidades do usuário para persuadi-lo, pois o destinatário assimila a mensagem recebida de acordo apenas com seus valores e princípios.

Polish_20211109_204032480.jpg

Fillipe Saar

Olá, meu nome é Fillipe, tenho 18 anos e faço parte da Boreal Produções.

Desde pequeno as mídias , sempre estiveram presentes em minha vida, seja rádio, TV ou internet.

O meu maior contato com algum tipo de mídia social foi através da internet. Comecei  utilizando o navegador do UOL, conversando com amigos através do Skype, participando de comunidades no Orkut e me informando pela página inicial do MSN, mas tudo isso já mudou, hoje pessoas se informam pelas próprias redes sociais e até mesmo fazem compras por estas redes.

A internet é um ambiente bom, mas que a todo momento tenta nos persuadir, fazer a gente perder tempo consumindo conteúdo, e utilizando conteúdos específicos para cada pessoa, não é coincidência aparecer anúncios de um certo produto logo após você pesquisar sobre, tudo isso está ligado à teoria da persuasão de Harold Lasswell que deu origem a abordagem empírico-experimental, onde o indivíduo tende a consumir as informações com as quais esteja de acordo.

Larissa Vieira - Foto para o Site Boreal.jpg

Olá, meu nome é Larissa Vieira e faço parte da Boreal Produções, sou estudante de Rádio, TV e Internet. Utilizo com frequência as Redes Sociais no meu trabalho, gosto de usar para informações, aprendizado e aperfeiçoar o meu conhecimento. 

Nos últimos dois anos de pandemia, essa relação tem aumentado, e percebi o quanto as Redes Sociais foram úteis para aproximar as pessoas umas das outras de forma virtual. Descobri também que esses aplicativos podem influenciar as pessoas a mudarem seu ponto de vista e a percepção sobre a realidade, e muitos se prenderam a isso de tal forma que onde tudo o que acontecia no mundo a fora não era tão real quanto o que acontecia nas Redes Sociais, e de certa forma isso é um tipo de manipulação, tem relação com a Teoria Hipodérmica, que tem como definição, atingir e manipular as pessoas sem que elas mesmas percebam, ou como já diz o outro nome desta teoria, uma "Bala Mágica".

Larissa Vieira

IMG_20211103_192616.jpg

Luckas Taleikis

Olá! Me chamo Luckas, tenho 26 anos e sou estudante de Rádio e TV.

Tenho uma relação bem próxima das mídias desde muito cedo, sempre consumindo conteúdos da televisão, fossem por filmes ou desenhos. E com o advento da internet esse relacionamento só aumentou ainda mais, afinal, graças a ela tinha o mundo na palma da minha mão e poderia saber a resposta para qualquer pergunta que me vinha à mente. 

Sempre me preocupei em buscar informações das mais diversas para suprir minha sede de conhecimento, geralmente bem específico, querendo descobrir origens de certas palavras, ouvir opiniões diversas de pessoas sobre um determinado assunto que para mim também fazia sentido, o que me faz traçar um paralelo com a teoria Culturológica, pois segundo ela a mídia fornece a massa aquilo que ela deseja, e era exatamente o que a internet me proporcionava, ver tudo aquilo que eu desejasse, que juntava a realidade com meu imaginário.

IMG-20191209-WA0007 (1).jpeg

Olá, me chamo Pedro Henrique e tenho 29 anos. Minha relação com as mídias "rádio e televisão" vem desde pequeno, a internet foi um pouco mais na parte da adolescência, enfim...

Uma teoria que acredito estar muito envolvida em todas as mídias citadas é a Teoria da Persuasão, porque toda mídia tem algum conteúdo que tenta persuadir o telespectador, seja um comercial para comprar algo, mudar um pensamento, realmente persuadir quem consome aquele conteúdo disponível e oferecido de várias formas.

Pedro Henrique

IMG_9642.JPG

Rafael Lima

Meu nome é Rafael, tenho 22 anos e sou um dos integrantes da Boreal Produções.

Ter crescido nos anos 2000 foi uma experiência ótima na minha opinião, possibilitou vivências que as gerações futuras estão cada dia mais deixando de presenciar.

O rádio e a TV por exemplo sempre foram muito presentes na minha infância e até os dias de hoje. Eu vivi o grande “boom” da internet no Brasil, é meio estranho pensar que isso não tem nem 20 anos que aconteceu, mas foi tudo tão rápido e as coisas estão cada vez mais rápidas…

A internet se tornou para mim assim como para milhões de jovens algo essencial.

Com meu amadurecimento passei a ter mais consciência do uso dessa mídia e percebi os perigos que ela pode nos causar. A internet é um meio onde você consegue selecionar muito bem um público para vender alguma ideia e manipular as pessoas quase que inconscientemente apenas bombardeando com informações, o teórico Harold Lasswell classificou como abordagem empírico-experimental na Teoria da Persuasão. 

Por exemplo, hoje em dia é impossível consumir qualquer coisa na internet sem anúncio, são tantas informações diferentes que às vezes até esquecemos o que estávamos procurando e começamos a ter desejos por coisas que nem sabíamos da existência até poucos instantes. 

bottom of page